gr-heavyrainps3

Do leitor: A narrativa inovadora de Heavy Rain

Recebemos por email a colaboração do leitor Bruno Eduardo Nunes Ribeiro, um artigo sobre o aguardado Heavy Rain, game de PlayStation 3 lançado em fim de fevereiro no mercado internacional. Confira!

“Há um bom tempo Heavy Rain vem causando expectativa: além de ser um dos jogos mais bonitos já feitos e ter causado polêmica com cenas de conteúdo adulto (como a de striptease feita por uma das protagonistas, Madison Paige), o game promete uma experiência única através do enredo. Em Heavy Rain, você estará no controle de quatro pessoas que, de alguma maneira, se envolveram com o Origami Killer, um assassino serial que matou oito garotos afogados na água da chuva e cuja única marca é um origami na mão e uma orquídea no peito das vítimas.

“O clima do jogo é pesado, fortemente baseado nos elementos mórbidos dos filmes noir. O jogador deve interrogar pessoas, investigar locais, extorquir informações, lutar, ou até mesmo fazer um lanche com seu filho. A promessa é fazer o jogador mergulhar de cabeça nas vidas de cada personagem, em seus dramas pessoais, e enfrentar as consequências do seus atos. E Heavy Rain, mais que qualquer outro jogo, faz isto, pois nenhuma ação pode ser desfeita; não há a opção de voltar em um jogo salvo. O que está feito, está feito, e as conseqüências podem levar até mesmo à morte de uma personagem. Caso isso aconteça, o jogador terá que lidar com isso até o final.

“Heavy Rain é o terceiro jogo de uma série “espiritual”: três jogos ligados pelo seu conceito básico. A idéia de um mundo no qual o jogador está livre para tomar suas ações (e enfrentar suas consequências) nasceu com Omikron: The Nomad Soul, lançado em 1999, que colocava o jogador na pele de um policial que descobrira o segredo por trás de uma série de crimes: demônios estavam saindo do inferno e atacando os humanos. O segundo game da série foi Fahrenheit, também conhecido como Indigo Prophecy, colocava o jogador no controle de Lucas que, em um transe místico, acaba assassinando um homem no banheiro de um bar, e da detetive Valenti, que toma as rédeas da investigação. Ao mesmo tempo que o jogador não pode permitir que Lucas seja preso, ele tem que lidar com a moral de Valenti, que deve seguir a lei. Esta contradição levava o estilo de jogo que Omikron criara a um novo patamar, e Heavy Rain promete elevá-lo ainda mais.

“O thriller desenvolvido pela Quantic Dream foi recebido com ótimas críticas: recebeu nota 9 de 10 das respeitadas Game Informer, IGN e Eurogamer, e notas máximas da GamePro e da Official PlayStation Magazine americana. O jogo ainda ganhará episódios bônus em formato DLC (Downloadable Content, ou Conteúdo Baixável) que explicarão o passado das protagonistas do game. Heavy Rain está disponível com exclusividade para PS3.”

3 opiniões sobre “Do leitor: A narrativa inovadora de Heavy Rain”

  1. Jogo exclusivo é osso ><
    Vou ficar só na vontade de jogar, porque um PS3 está fora de meu alcance no momento.

Deixe seu comentário