devnation

Devnation: estúdios brasileiros criam primeiro game para o Ouya

devnation

Todos vocês já devem conhecer o Ouya, o console nascido por meio de crowdfunding, e sua fascinante promessa de permitir que qualquer um desenvolva games para ele a baixos custos de desenvolvimento – mais ou menos como em aparelhos mobile, afinal o próprio Ouya utilizará uma versão do Android.

Pois bem, o console tem previsão de lançamento para abril deste ano (2013) e já tem vários estúdios trabalhando incansavelmente em games para o sistema. O bacana mesmo é que não são somente os gringos que estão desenvolvendo para o novo sistema: os estúdios brasileiros Flux Game Studio e o Reload Game Studio também preparam suas cartas para o lançamento do Ouya.

Ambos os estúdios paulistas uniram forças para desenvolver o primeiro game brasileiro para o console. O nome do jogo é Devnation, um RPG tático com jogabilidade por turnos focados nas decisões dos jogadores e uma narrativa permeada de bom humor.

Um dos atrativos do jogo é a variedade de desafios encontrados, em cada fase os jogadores encontraram elementos que remetem a variados tipos de jogos, como puzzle, FPS, plataforma, entre outros. Conforme superam os desafios de cada estilo, os desenvolvedores ganham novos aliados para usar nas batalhas. Um fator importante é a inclusão de multiplayer na versão Ouya. De acordo com os desenvolvedores, até quatro jogadores poderão se unir nas batalhas e avançar os desafios encontrados pelo caminho.

Na trama do game há todo um universo voltado à arte de criar jogos, ou seja, o jogador toma o controle de uma equipe de desenvolvedores que perderam seus empregos em uma grande Publisher e partem juntos em uma jornada em busca do game perfeito. Nessa quest, os personagens devem enfrentar problemas relacionados ao game design em si, como bugs, desbalanceamento, clichês, etc.

Para quem não entendeu, o game brinca com aquela história de desenvolvedores indies lutando com unhas e forças contra o monopólio das grandes publishers do mercado que apenas visam lucros (eles controlam os inimigos em Devnation). “É claro que a lógica é muito mais complexa do que isso, sabemos que não funciona dessa maneira extrema. Mas achamos que tirar um sarro desses exageros daria um universo rico e divertido para criar o ambiente do jogo”, observa Paulo Luis, Diretor Executivo da Flux Game Studio.

Curiosidade: o game nasceu graças ao concurso CREATE da revista Kill Screen, que desafiava estúdios a games em apenas 10 dias, visando um prêmio de US$. Os dois estúdios eram muito próximos e tocaram o projeto em conjunto.

“A Flux apoiou o projeto Ouya no Kickstarter em agosto, e recebeu o console de desenvolvedores no dia 3 de janeiro. Pouco depois, o concurso foi anunciado, mas não tínhamos equipe disponível para desenvolver algo sólido em um prazo tão curto. Então, começamos a procurar outros desenvolvedores interessados em experimentar a nova tecnologia. Foi assim que chegamos à parceria com os amigos da Reload”, afirmou Paulo Luis.

Devnation deve ser lançado em abril para aproveitar a janela de lançamento do novo console. Até lá vamos torcer para que os brasileiros também possam fazer sucesso no Ouya.

Abaixo você confere o vídeo do jogo Devnation:

2 opiniões sobre “Devnation: estúdios brasileiros criam primeiro game para o Ouya”

Deixe seu comentário