Detetive Carioca 2: game que mistura ação e quiz está no concurso RioApps

detetive

 

Nossa recomendação de jogo para hoje é especialíssima, pois trata-se de um game que está concorrendo no concurso “RioApps”, um concurso da prefeitura carioca onde concorrem aplicativos desenvolvidos para celular que envolvam a Cidade Maravilhosa. O nome do game é Detetive Carioca 2.

O jogo é bem simples, porém bastante divertido e educacional: trata-se de um quis, ou melhor: um battle quis. Nele os jogadores enfrentam adversários medindo seus conhecimentos. A cada resposta correta você tira energia de seus adversários, porém, a cada resposta errada quem perde energia é você.

Na breve história, um estranho cai na cidade por acaso e está perdido. Para piorar a situação, monstros aparecem por toda a cidade. Para resolver a situação, a polícia solicita seu auxílio (o grande detetive), que deve resolver o mistério da aparição dessas monstruosidades. A partir daí você deve passear pela cidade do Rio, enfrentando monstros do folclore nacional como o mítico Saci-Pererê, Zumbis, Bruxas, Lobisomens, entre outros. A ideia é descobrir o que está acontecendo e limpar as ruas da cidade.

Detetive Carioca 2 é um misto de gêneros, pois mistura mecânicas de jogos de luta e o conhecido sistema de perguntas e respostas. Assim, ele tem um misto único de desafio e adrenalina, ou seja, não adianta ser bom no pega-pra-capar, se não utilizar a cabeça. Você golpeia os adversários acertando as perguntas, mas se errar perde energia.

Se a energia estiver baixa, basta comer um picolé para restaurar as energias (fazendo jus aos famosos versos “Rio quarenta graus”). Para auxiliar na aventura, você tem uma lupa para revelar respostas e um distintivo para reduzir os danos dos inimigos. Entretanto, a jogabilidade não é moleza: alguns inimigos não ficam passíveis esperando a resposta. Alguns adversários atacam antes, por isso é importante ser rápido nas respostas antes que a energia se acabe.

O game ensina muito sobre cidadania, saúde, ecologia, história, geografia, biologia, português, conhecimentos gerais, etc. Em outras palavras, não se trata de um título em que você vai esmagar botões a esmo. Seja esperto e rápido.

O game é gratuito e está disponível para Android (o time de desenvolvimento pretende levá-lo para plataformas iOS e Blackberry Playbook). O game é muito desafiador e divertido, não por acaso ele concorre no concurso mencionado acima.

Abaixo está o trailer do game:

Deixe seu comentário