Cultura Inglesa

23º Cultura Inglesa Festival conta com atividades voltadas ao universo gamer

A 23ª edição do Cultura Inglesa Festival está prestes a começar e nesta edição os fãs de videogames estarão mais do que representados. O encontro ocorre entre os dias 24 de maio e 16 de junho no Centro Cultural São Paulo e contará com a exposição “I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar”, que convida os visitantes a se divertir a partir de experiências lúdicas e interativas nas quais será possível conhecer a história, a riqueza e a inteligência existentes por trás do desenvolvimento dos videogames e sua influência na cultura pop.

A exposição tem curadoria dos premiados jornalistas de games Flávia Gasi e Pablo Miyazawa, que poderão ser encontrados no evento e interagir com o público. Além da exposição, o evento ainda conta com a mostra de cinema “Heróis Britânicos”, experimentação de jogos Xbox One e Playstion 4, workshops de “Game Design: A Prática de Fazer Jogos” e “Criação de Personagens Femininas”, e o debate “Panorama e Perspectivas do Mercado de Games”.

Confira abaixo a programação voltada aos games do 23ª Festival da Cultura Inglesa:

 

I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar

Com curadoria de Flávia Gasi e Pablo Miyazawa, a exposição vem com a proposta de demonstrar como o atual momento dos videogames foi alcançado, como é criado esse mundo imaginário e a interação do indivíduo com esse universo. A exposição é dividida em três partes, inspiradas nas três relações que o indivíduo estabelece diante de cada jogo: Investigar, Interpretar e Imaginar.

“Mais do que contar a história dos games, queremos falar também sobre o impacto do simples ato de jogar. Como o jogo nos causa efeitos e reações que não são percebidos, o que significa para o seu corpo e sua mente?”, revela Flávia. “

No núcleo Investigar são abordadas as várias dimensões que compõem os jogos: as diferentes plataformas e tipologias usadas nos jogos, uma linha do tempo com as interfaces e suas inovações, assim como a evolução gráfica e estética que influenciam a cultura pop e do entretenimento.

O espaço conta com três instalações interativas relacionadas com o Investigar, Imaginar e Interpretar. Basicamente os jogadores devem experimentar jogos que tenham relação com a palavra, tal como no espaço Investigar, em que o visitante será convidado a resolver a cena de um crime.

 

Mostra Heróis Britânicos

A mostra “Heróis Britânicos”, realizada em parceria com a Spcine, terá exibição de filmes clássicos com personagens britânicos que conectam o mundo dos games com o das telonas, em uma oportunidade única de conhecer ou rever estes filmes em uma sala de cinema. São 9 filmes com exibições entre 24 e 26 de maio no Centro Cultural São Paulo.

Na sexta-feira, o “Excalibur Day”, com três obras que trazem as clássicas lendas do Rei Arthur: Lancelot, o primeiro cavaleiro (1995), Rei Arthur (2004) e Rei Arthur – A lenda da espada (2017). No sábado, o “Lara Croft Day” apresenta três versões distintas de Lara Croft, a heroína britânica dos games: Lara Croft: Tomb Raider (2001), Lara Croft: Tomb Raider – A origem da vida” (2003) e Tomb Raider: A origem (2018). E no domingo, o Festival apresenta o “Detective Day”, com três filmes clássicos britânicos de detetive: O enigma da pirâmide (1985), Sherlock Holmes (2009) e Os 7 suspeitos (1985). A retirada gratuita de ingressos acontece a partir de meia hora antes da primeira sessão de cada dia – um ingresso por pessoa.

 

Experimentação de games

No final de semana dos dias 1 e 2 de junho e 8 e 9 de junho, no Piso Flávio de Carvalho, os visitantes poderão experimentar games icônicos. No local, a cada fim de semana quatro displays vão oferecer, gratuitamente, a possibilidade de conhecer diferentes jogos que marcaram a história dos videogames, dos consoles Xbox e Playstation. Os jogos estarão disponíveis das 10h às 18h, gratuitamente e por ordem de chegada. A classificação é livre.

Nos dias 01 e 02 de junho o Xbox One ocupa o espaço com o clássico Banjo-Kazooie, do estúdio britânico Rare, e que completou 20 anos em 2018. Premiado e sucesso de crítica e público, com mais de 2 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, o jogo é reconhecido por seus detalhes gráficos, som e intricado design de níveis. O visitante também poderá dirigir pelas estradas britânicas em Forza Horizon 4, jogo de corrida que tem a Grã-Bretanha como cenário. Também será possível encarar a dificílima Premier League, o campeonato britânico de futebol, no Pro-Evolution Soccer 2019.

 

Debate e workshops

No dia 15 de junho acontece o workshop de “Game Design: A Prática de Fazer Jogos”, das 14h às 16h, ministrada por André Asai, e que propõe uma vivência prática no fazer de jogos analógicos. Com foco no game design, os alunos vão aprender os elementos que compõem um jogo, como regras, mecânicas, temas e tipos de desafios, e como eles formam os diferentes formatos de jogos, como board games, escape rooms, RPGs e videogames.

Ainda no sábado, dia 15, às 17h30, será realizado o debate “Panorama e Perspectivas do Mercado de Games”, com participação de Giulia Yamasaki, Thiago Adamo, Felipe Trezza, Fernando Chamis, Barbara Gutierrez. O curador Pablo Miyazawa será o mediador do debate, que vai trazer desenvolvedores de diferentes áreas da criação de games, além de representantes da indústria e da mídia especializada para discutir o panorama atual do mercado de jogos eletrônicos, o que interessa e engaja o público, e quais as perspectivas promissoras para desenvolvedores e para jovens interessados em seguir carreira na estimulante indústria dos games.

Já no dia 16 de junho acontece o workshop de “Criação de Personagens Femininas”, das 14h às 18h, ministrada por Flávia Gasi e Giulia Yamasaki, em que o público poderá debater sobre o que significa diversidade e como incorporar isso em suas personagens. Dividido em dois momentos, o workshop pretende expor as nuances da Jornada da Heroína e como ela pode ser aplicada para personagem diversas. Na segunda etapa, prática, serão formadas duplas com foco em ouvir e conhecer o outro, e elaborar um personagem a partir dessa troca.

“Estamos muito contentes em receber o público do Cultura Inglesa Festival, que tem já muita afinidade com o CCSP. Achamos importante também reforçar a questão da participação feminina no universo gamer, que de fora pode ser percebido como um ambiente mais masculino. Empoderar garotas e incentivar a participação de mulheres em todos os lugares da cultura é uma das nossas missões por aqui, então faz todo o sentido que a gente incentive essa parte da programação também, comenta Erika Palomino, nova diretora do Centro Cultural São Paulo.

 

Serviço – 23º Cultura Inglesa Festival: de 24 de maio a 16 de junho de 2019

Entrada Gratuita

 

EXPOSIÇÃO INTERATIVA “I, GAME: INTERPRETAR, INVESTIGAR, IMAGINAR”

Data: 24 de maio a 16 de junho

Horário: De terça a sexta das 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

Local: Piso Flávio de Carvalho – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Classificação: Livre

Idioma: Português e Inglês

Estacionamento: Não

Acessibilidade para cadeirantes: Sim

 

MOSTRA HERÓIS BRITÂNICOS

Data: 24 a 26 de maio

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Capacidade do local: 99 pessoas por sala

Acessibilidade para cadeirantes: Sim

Entrada gratuita: Retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início da primeira sessão do dia (sujeito a lotação)

Sala Lima Barreto: Horários às 14h30, 17h e 19h30

Sala Paulo Emílio: Horários às 15h, 17h30 e 20h

 

Excalibur Day – 24 de maio (sexta)

Filme #01: Lancelot, o primeiro cavaleiro (1995)

Exibições: 14h30 na Sala Lima Barreto e às 15h na Sala Paulo Emílio

 

Filme #02: Rei Arthur (2004)

Exibições: 17h na Sala Lima Barreto e às 17h30 na Sala Paulo Emílio

 

Filme #03: Rei Arthur – A lenda da espada (2017)

Exibições: 19h30 na Sala Lima Barreto e às 20h na Sala Paulo Emílio

 

Lara Croft Day – 25 de maio (sábado)

Filme #01: Lara Croft: Tomb Raider (2001)

Exibições: 14h30 na Sala Lima Barreto e às 15h na Sala Paulo Emílio

 

Filme #02: Lara Croft: Tomb Raider – A origem da vida (2003)

Exibições: 17h na Sala Lima Barreto e às 17h30 na Sala Paulo Emílio

 

Filme #03: Tomb Raider: A origem (2018)

Exibições: 19h30 Sala Lima Barreto e às 20h na Sala Paulo Emílio

 

Detective Day – 26 de maio (domingo)

Filme #01: O enigma da pirâmide (1985)

Exibições: 14h30 na Sala Lima Barreto e às 15h na Sala Paulo Emílio

 

Filme #02: Sherlock Holmes (2009)

Exibições: 17h na Sala Lima Barreto e às 17h30 na Sala Paulo Emílio

 

Filme #03: Os 7 suspeitos (1985)

Exibições: 19h30 na Sala Lima Barreto e às 20h na Sala Paulo Emílio

EXPERIMENTAÇÃO DE JOGOS

Xbox

Data: Sábado e domingo, 01 e 02 de junho

Local: Piso Flávio de Carvalho – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Horário: das 10 às 18h

Classificação Livre

Participação gratuita, por ordem de chegada – sujeito a lotação

Jogos:

– Banjo-Kazooie

– Pro-Evolution Soccer 2019 (Campeonato Inglês)

– Forza Horizon 4

Playstation
Data: Sábado e domingo, 08 e 09 de junho

Local: Piso Flávio de Carvalho – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Horário: das 10 às 18h

Classificação Livre

Participação gratuita, por ordem de chegada – sujeito a lotação

Jogo: FIFA 2019 com times do campeonato britânico

 

WORKSHOPS

Game Design: A Prática De Fazer Jogos

Data: Sábado, 15 de junho

Local: Sala de Debates – Piso Caio Graco – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Horário: das 14h às 16h

Capacidade: 60 lugares

Ministrante: André Asai

Ingressos serão distribuídos a partir de 1 hora antes do início da atividade, no próprio local.

 

Criação De Personagens Femininas

Data: Domingo, 16 de junho

Horário: das 14h às 18h

Local: Sala de Debates – Piso Caio Graco – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Capacidade: 60 lugares

Ministrantes: Flávia Gasi + Giulia Yamasaki

Ingressos serão distribuídos a partir de 1 hora antes do início da atividade, no próprio local.

DEBATE – Panorama E Perspectivas Do Mercado De Games

Sábado, 15 de junho

Horário: das 17h30 às 19h15

Local: Sala Paulo Emilio – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Capacidade: 99 lugares

Mediador: Pablo Miyazawa

Participantes: Giulia Yamasaki, Thiago Adamo, Felipe Trezza, Fernando Chamis, Barbara Gutierrez

Ingressos serão distribuídos a partir de 1 hora antes do início da atividade, na bilheteria da Spcine

Mais informações no site do evento.

Deixe seu comentário