Personagens para Games

Livros explicam passo a passo criação de personagens para games

Personagens para Games

Então você é estudante de game design e estava com muitas dúvidas com relação ao desenvolvimento de personagens? Se este for o seu caso, sinta-se aliviado, pois hoje o Gamereporter trará três sugestões de livros voltados para a criação de games. Todos os livros são da série “Games Next-Gen” do Alessandro Lima, lead character design no estúdio Aquiris Game Experience de Porto Alegre, além de escritor e professor da Universidade Feevale de Novo Hamburgo.

Todos esses livros tem um foco muito grande na criação de personagens, sendo que dois desses livros foram publicados pela editora Ciência Moderna, o terceiro e último foi publicado pela Uniritter. Essas publicações podem ser encontradas à venda pela internet a fim de facilitar a vida do estudante.

O primeiro deles é o “Design de Personagens para Next-Gen Volume 1” que explica o processo de criação de personagens. O produto final apresenta o máximo possível de informações que o estudante a fim de aprender sobre character design precisa saber. O preço sugerido é de R$ 99,00 e vem acompanhando de um DVD que serve como suporte aos ensinamentos do livro, apresentando exercícios e o passo-a-passo detalhado.

O segundo é o livro “Design de Personagens para Games Next-Gen Volume 2que serve como complemento do primeiro volume (como sugere o título) e trata do design de personagens para games no Xbox 360 e Playstation 3. Assim como no primeiro volume, este também contém um DVD como material de apoio. A compra do livro pode ser feita através do site da editora.

A obra contém, sobretudo, material relacionado às ferramentas de modelagem como o 3Ds Max e o PolyBoost, além disso, o livro explica todas as etapas desde a definição de layout até a pintura digital. Se sua ideia é ler o primeiro volume, certamente vai precisar do segundo volume também para enriquecer seus conhecimentos e não deixar qualquer informação crucial passar batida.

E por fim vem o livro “Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias” que trata basicamente de questões metodológicas da construção de modelos digitais em jogos. Diferente dos outros livros, este aqui fala sobre aquilo que o autor considera necessário para a construção de um personagem sólido como análise linguística, desenhística e psicológica.

Esse último  livro leva mais em consideração alguns pormenores da criação de personagens do que a técnica em si, são metodologias comumente descritas por outros autores de peso como Meurer e Szabluck (2009), Doizon (2008), Fox (2004), Taylor (2009), Mitchell (2007), Lima (2011), Ward (2008) e Johnston (1995). Vale destacar que o livro é vendido exclusivamente pela editora Uniritter de Porto Alegre.

Com esses três livros e os DVDs, o estudante de jogos digitais que está quebrando a cabeça com a criação de personagens terá a vida descomplicada, bastando um bom estudo sobre o material publicado. Aqueles que conferirem, depois compartilhe suas impressões das obras.

Em tempo: o autor Alessandro Lima informa que mantém um fórum como suporte para possíveis dúvidas.

2 opiniões sobre “Livros explicam passo a passo criação de personagens para games”

  1. Oi Pessoal!

    Sou o Autor dos livros aqui comentados, e gostaria de dizer que o texto aqui do Game Reporter resume muito bem a essência dos mesmos!
    Gostaria de deixar indicado também que para todos os meus livros, tenho um canal de comunicação com o leitor, que se dá por Fórum. Qualquer leitor, que tenha adquirido ou não meus livros, pode se registrar, frequentar e postar perguntas, trabalhos e interagir comigo e com os demais leitores.

    Segue link para o Fórum:
    http://www.alessandrolima.com/forum

    Participem!
    Abç.
    Alessandro Lima http://www.alessandrolima.com

  2. Olá senhores,
    Existe uma versão pdf, pois costumo ler no ipad e acho melhor, pois tenho vários títulos nele. Obrigado e parabéns ao autor pela publicação e ao gamereporter por apresentar materiais de conteúdo.

Deixe seu comentário