Conheça Cangaço RPG, o novo game da Sertão Games

Cangaço RPG

Quem não se lembra do Cangaço Wargame, o jogo estratégico mais brasileiro dos últimos tempos? Pois bem, nossos amigos da Sertão Games passaram os últimos meses ocupados com um novo jogo, também ambientado na época do Cangaço. Trata-se de Cangaço RPG, em miúdos uma evolução do que foi feito com Wargame.

Neste novo título que relembra a era dos cangaceiros, a ambição de trazer uma experiência divertida da época do sertão brasileiro foi levada aos limites. A ideia é que as escolhas feitas pelo jogador decidirão o destino que o bando terá até o desfecho da obra, seja o grupo formado pelos Cangaceiros ou pela Volante.

Os jogadores são desafiados a enfrentar duras batalhas pela sobrevivência no sertão. Para sobreviver em ambiente tão hostil os jogadores devem escolher bem suas habilidades e fazer bom uso de itens como armas e plantas medicinais. Além disso, há a opção de “rezar”. Tudo é válido para não ser vencido em combate.

O game mantém a pegada estratégica de Cangaço Wargame, além disso, o time de desenvolvimento trabalha arduamente para tornar o modo campanha singleplayer bastante divertido. Entretanto, os jogadores mais competitivos poderão desafiar os amigos no modo multiplayer em rede social ou pela internet.

untitledO modo de campanha é composto de uma história retratada no ponto de vista de três heróis – cujas tramas podem se desenrolar em sequência ou em paralelo (algo que deve lembrar o recente GTA V). Para entender toda a história é recomendado jogar as três campanhas. Já as batalhas são em tempo real, deste modo o jogador deve utilizar-se de estratégia e atenção simultaneamente se não quiser deixar os inimigos ganharem vantagem.

A ambientação do jogo é digna de nota, afinal Cangaço RPG recebeu consultoria de um historiador de renome em cangaço. Espere então ver roupas, itens e acessórios muito fiéis à época do cangaço. Até mesmo a trilha sonora do game é um fator especialmente produzido para levar à tona o sentimento cangaceiro: a trilha e os efeitos sonoros são criados com instrumentos da região.

Além disso, os temas das músicas e os narradores também são oriundos da região da caatinga. Há até um cordel (poesia original) criado especialmente para o título por um cordelista. Tal poesia será recitada durante as cut-scenes antes das batalhas que compõe o game. A OST completa conta com cerca de 25 músicas próprias, que garante mais um pouco de originalidade ao título.

Uma das pessoas que tiveram acesso ao Cangaço RPG foi o Renato Degiovani, criador do clássico Amazônia e colunista aqui do GameReporter. “Ouvi uma das músicas composta por Carlos Pazuzu, especialmente para o jogo. Eu não tinha visto o jogo ainda, mas ver as texturas e, pelos screenshots, como elas ficariam na modelagem, sob o afeito daquela música maravilhosa foi o suficiente para perceber que estava diante não de um jogo, mas de um grande jogo verde e amarelo. Um game pra brasileiro nenhum se sentir diminuído no cenário da produção de jogos”, disse Degiovani.

Os gráficos do game é outro ponto de destaque, pois foi empregado um processo inédito chamado de “arte analógica”. Neste método, todas as texturas e elementos GUI são feitos à mão, com o emprego de desenhos em nanquim e pintura com lápis de cor. Com certeza esse método é trabalhoso, mas atribui ao game um design único e bastante criativo.

cangaço rpg

Assim que os desenhos são finalizados eles são imediatamente digitalizados em alta resolução para serem aplicados nos modelos 3D do game. Com isso, não espere que o visual do jogo seja nem sequer parecido com o eu se faz em outros estúdios. “Quando ouvi o Erick comentar sobre as texturas do jogo e como eram feitas à mão, pintadas com lápis de cor, acendeu uma luz de alerta na minha cabeça. Vício de designer, afinal, as implicações que essa técnica poderia ter no resultado visual do jogo eram, por assim dizer, instigantes por natureza”, declarou Degiovani.

Cangaço RPG é concebido por uma equipe de 25 pessoas e de acordo com a produtora, os resultados alcançados demonstram um potencial maior do que o projetado inicialmente. O game ainda não está pronto, todavia. Na verdade ele está em fase Alpha, onde os testers podem conferir algumas das funcionalidades do game.

Conforme lembra Degiovani, hoje em dia os games nacionais estão ganhando o mercado mundial, algo que era impensável anos atrás. Cangaço Wargame e o novo Cangaço RPG são exemplos de games brasileiros que têm tudo para conquistar sucesso e credibilidade, não apenas por sua qualidade, mas também por sua temática. É um game com cara de Brasil. Mais informações sobre a produção podem ser acessadas no site oficial.

Abaixo tem o trailer oficial:

3 opiniões sobre “Conheça Cangaço RPG, o novo game da Sertão Games”

  1. Cada dia que passa temos apenas boas notícias sobre o jogo, campanha está muito boa e esperamos ver os resultados em breve!

    Parabéns a todos!!!

    Lucas, Wan

Deixe seu comentário