game_music_brasil_645

Conexão Cultural promove segunda edição da Game Music Brasil

Game Music Brasil

A Conexão Cultural confimou que a segunda edição do festival Game Music Brasil ocorrerá ainda este ano. Conhecido como o maior festival de música relacionada a jogos eletrônicos do país, o evento promete ser ainda melhor e maior que a edição anterior.

O GMB 2012 tem como finalidade incentivar o desenvolvimento de games nacionais e o crescimento da game music em nosso páis. De acordo com os organizadores, os participantes poderão se inscrever para concorrer em categorias como “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Remix”, “Melhor Chiptune” e “Melhor Game Indie”.

Vale lembrar que além do concurso, a edição deste ano também contará com o Troféu GMB que visa premiar o jogo com a melhor trilha sonora da temporada. O troféu são dividos em duas categorias: games nacionais e internacionais. Além disso, o prêmio é escolhido por críticos e também por uma votação popular, que já está rolando no site do evento.

Cada uma das categorias do concurso possuem suas próprias dinâmicas. Assim sendo, àqueles que pretendem participar devem estar atentos em como devem proceder. Basicamente a categoria Melhor Trilha Sonora desafia os músicos a criarem suas próprias trilhas sonoras baseadas em um trailer que será disponibilizado para os participantes. São dois jogos participantes nesta etapa: Toren da SwordTales e Taikodom da Hoplom. O vencedor da categoria terá sua trilha incluída nesses games.

A categoria Melhor Remix é destinada àqueles que se satisfazem criando novas versões para músicas de jogos famosos. Um bom exemplo do que é um remix em game music é a banda MegaDriver que mistura as composições dos jogos com o Heavy Metal.

O GMB 2012 é o primeiro concurso que premiará os remixers, um dos principais personagens da Game Music. É uma grande oportunidade para os artistas demonstrarem seu talento, criando covers das músicas de seus games preferidos”, comentou Nino, fundador da banda MegaDriver.

Já a categoria Chiptune é indicada aos participantes que curtem a sonorização dos videogames mais antigos, como os da era 8 e 16 bits. A ideia é que o artiste componha uma música explorando a sonoridade dos videogames retrô.

Para quem tem interesse no Game Music Brasil 2012 o ideal é correr, pois as inscrições já estão abertas desde 14 de maio e vão até o dia 9 de setembro. Os vencedores serão decididos via votação popular, que inicia em 6 de junho. Os dez melhores classificados serão julgados por uma banca de jurados que escolherá os vencedores das respectivas categorias. Os ganhadores receberão a premiação na abertura da Video Games Live Brasil (que também é organizada pela Conexão Cultural) em São Paulo.

Uma opinião sobre “Conexão Cultural promove segunda edição da Game Music Brasil”

  1. Oi, Luiz!

    Vocês poderiam aproveitar para desenvolver o "Guia de Sobrevivência do Compositor de Games", assim como fizeram para o desenvolvedor indie de games! =)

    Me inscrevi no GMB, mas confesso não conhecer outros caminhos para entrar neste mercado tão almejado por tantos músicos / produtores do Brasil. Seria extremamente útil um material mais detalhado sobre o assunto.

    Abs!

Deixe seu comentário