Apple anuncia App Store para o Mac OS X

Ontem, a galerinha da Apple anunciou algumas novidades com relação a sua linha de produtos, tanto de hardware quanto software. Embora este não seja muito o escopo do GameReporter, um dos anúncios chamou a nossa atenção e merece uma reflexão, mesmo que breve.

A empresa que se deu bem nos portáteis com os iPods e depois com o iPhone levará um dos recursos mais importantes, a App Store, para o Mac OS X. O que isso quer dizer? Quer dizer que, em breve, será possível navegar por uma loja fechada com compra online de aplicativos, instalação e atualização em um só clique.

Com a App Store, será possível comprar um aplicativo (ou game) e jogá-lo em mais de um Mac, como já acontece com os portáteis iPod, iPhone e iPad. Bem, o leitor mais atento já começa a perceber as margens que isso abre.

Seria essa a chance de que a base de jogos da App Store seja finalmente portada para o Mac OS X? Seria um adicional interessante para o catálogo de games do sistema operacional para desktops. Mas, mais importante que isso, como fica o desenvolvimento de games agora?

A App Store é um serviço fechado, com um cuidadoso sistema de aprovação, ao contrário do que acontece no Mac OS X, onde um desenvolvedor pode, sem se submeter ao mesmo processo, criar um software e distribuí-lo online. Será que com a App Store a Apple pretende “fechar” o cerco e murar também o Mac OS X?

Vamos além. Qualquer usuário de iPod touch, iPhone ou iPad aqui no Brasil sabe que existem restrições quanto a distribuição de jogos para usuários da App Store brasileira. Toda a categoria “games” é escondida, o que exige aos desenvolvedores brasileiros classificar games na categoria “entretenimento” ou torcer para que a base de jogadores brasileiros use a gambiarra da “conta internacional”. Como ficará a nossa situação com a App Store para o Mac?

Quaisquer que sejam as respostas, precisaremos esperar pouco para começar a ter uma idéia de como mudará o panorama de games (e aplicativos) no Mac. A App Store para o Mac OS X deve chegar em até 90 dias.

Quais suas apostas?

[Via Joystiq]

Uma opinião sobre “Apple anuncia App Store para o Mac OS X”

  1. Me parece claro que é uma estratégia para monetarizar o conteúdo que hoje vemos na app store também no Mac. O google aparentemente percebeu que isto era possível antes mesmo da Apple.

    O desenvolvedor de aplicativos sempre ficou "à margem" da internet no que diz respeito o consumidor "leigo". O modelo "App Store" faz com que o usuário comum conheça as novidades que os desenvolvedores estão criando quase que instantâneamente!

    Evidentemente não visa mura-lo, até pq a web está aí para quem quiser usar. É um modelo de negócio excelente que está sendo replicado e devemos esperar que seja usado em ainda mais plataformas!

Deixe seu comentário