iphone e android

10 dicas de como fazer um game de sucesso para iPhone e Android

Por Rafael Rodrigues, da Aquiris Game Experience

Alguns jogos para iPhone e Android foram sucesso instantâneo de vendas e viraram a coqueluche dos mercados de games. Vários desenvolvedores, principalmente os independentes, esperam criar o próximo “joguinho” e se transformar em milionário da noite para o dia.

Esse cenário só é possível com o surgimento de novos modelos de distribuição de games, aliado à proliferação de ferramentas que tornam a criação de jogos para essas plataformas algo muito simples e democrático de ser feito.

Mas a grande verdade é que essa facilidade pode ser também o caminho para desenvolvedores que estão apenas começando, e querem ter a oportunidade de colocar o seu game no mercado. Passar por todo o processo de criação de um jogo, de seu planejamento até a sua publicação, é uma das grandes maneiras de se ganhar experiência na indústria, e preparar quem está começando para o que está por vir.

Por isso resolvi criar uma lista de dez dicas de sucesso para o desenvolvimento de jogos para essas plataformas. Apenas explicando: essas dicas foram criadas de maneira subjetiva, sem nenhuma análise científica. Elas são frutos apenas da minha observação em jogos que já foram sucesso e que, se não garantir o sucesso, poderão ajudar a pensar em como criar o seu game.

Dicas de como fazer um game de sucesso para iPhone e Android


24 opiniões sobre “10 dicas de como fazer um game de sucesso para iPhone e Android”

    1. 1 – não conheço, mas parece ser do MJ
      2 – angry birds
      3- Cut the Rope
      4 – não conheço
      5 – Fruit Ninja
      6 – Tiny Wings
      7 – não conheço
      8 – Flight Control
      9 – não conheço
      10 – não conheço
      11 – Doodle Jump
      12 – não lembro
      13 – não tem

  1. Muito legais as dicas, realmente vocês compilaram algumas das coisas que fazem os jogos terem muito sucesso. Acho que eu adicionaria um design atraente. Mesmo com a jogabilidade legal, hoje em dia com games com excelentes gráficos podem ser comprados por menos de 2 reais na Apple Store.

  2. Acho que realmente você conseguiu captar o negócio do Game casual. Porque existem jogos que tentam revolucionar e inovar, poucos conseguem, devo citar Order & Chaos para iOS. Mas o Casual mesmo tem que ser simples e rápido de jogar.
    Também colocaria na lista, hoje em dia, o quesito "ser social"

  3. olá boa noite! estou aqui para lhe pedir AJUDA, pois preciso desenvolver um projeto de matematica que envolve um game mais não tenho a menor ideia de como o faze-lo. sera que poderia me ajudar?

  4. Isso mesmo Rafael, não sou um expert em games mas como usuário concordo com tudo que escreveu em gênero e numero e grau! Infelizmente alguns desenvolvedores não tem a mesma visão clara e agudo senso da realidade. Descobri recentemente um game chamado Draw Rider, que se seguisse suas dicas seria um game fantástico. Ele é um jogo no estilo stickman que usa veículos para transpor obstáculos. seria possível criar uma game parecido? que programa poderia ser utilizado?
    VLW!

Deixe seu comentário